quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Ilusionismo

Quando o Mágico aparece na sala e as luzes se apagam, ficando apenas o foco no Ilusionista

e nos seus truques de Magia, será ele ou nós que criamos a Ilusão?

Neste mundo, disseram-me há dias, há cada vez mais vigaristas, especialmente em Portugal, desde os ministros aos mais pikenos, anda meio mundo a tentar enganar outro meio. É preciso ter cuidado!

Mas será a mentira possível de todo?

Quer dizer o mentiroso usa os mesmos músculos, os mesmos neurónios, para tudo o que diz e faz existe uma razão, uma estrutura, uma vontade, tão real como a do mais honesto dos seres. Ele é real, e o que ele diz é baseado nos seus desejos, motivos, razões, todas elas tão reais como as nossas.

Se a mentira é possível é só porque a comunicação não é perfeita. Somos incapazes de ver o real sentido daquela frase «Este colchão é maravilhoso», que neste caso significa «Vou chupar-te até ao tutano, seu granda otário.” Daquele sorriso! Se a ilusão é possível, é apenas porque não vemos tão bem como isso. Somos como míopes que confundimos a pedra distante com o búfalo.

Mas essa miopia está inscrita na nossa própria biologia, é intrínseca ao nosso “veículo(?)” tão animal, tão limitado: a mente, os sentidos, inteligência tão limitada neste corpo auxiliado por um cérebro de litro e meio.

Desde que nascemos, neste corpo, nesta mente, nesta cultura, estamos certamente limitados a uma miopia insuperável: somos incapazes de penetrar os motivos profundos dos outros (e por vezes até os nossos), o mundo ultrapassa-nos em todos os sentidos, espacialmente, temporalmente, mecanicamente, teleologicamente, vemos apenas uma minúscula fracção do que É.

Evoluir é então a acção natural dessa Paixão pela Existência,

Evoluir é ouvir, ouvir o mais possível, em todas as frequências e com o máximo de minúcia, usando todos os sentidos, toda a razão, toda a emoção, de que formos capazes...

Evoluir é envolvermo-nos, juntando o nosso ao outro, o novo ao velho (criando a eternidade do momento), e estarmos atentos, pois há algo que vem até nós, de tempos imemoriais, ecoando pelo Universo, uma mensagem a que é importante estar atento, e onde podemos navegar e nos dá asas para voar...

Do Vosso incógnito e facilmente vigarizado, um pouco surdo talvez ^_~

p ^_^

Sem comentários: