quarta-feira, 20 de junho de 2007

Notícias: Saramago e as plutocracias / Os 10 mandamentos (versão light)

José Saramago fala sobre a actualidade política mundial:

... Fugindo ao tema literário, Saramago acabou por dedicar grande parte da sua intervenção aos problemas das democracias contemporâneas, que na sua opinião "não passam de plutocracias", e apelou à insubmissão da população, segundo relata a agência espanhola. "O mundo é dirigido por organismos que não são democráticos, como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio", acusou.

Mais no Jornal Público

----

O Vaticano anunciou os 10 mandamentos da condução ao volante, incluindo fazer o sinal da cruz antes de começar a conduzir e ir rezando o terço, ou mesmo o rosário (dependendo do tamanho da viagem) enquanto se conduz, de preferência em grupo. Segundo o Vaticano, a recitação das ave marias é propícia à condução, dado que o seu carácter repetitivo e “gentil” e portanto não retira a atenção ao condutor. (The Rosary was particularly well-suited to recitation by all in the car since its "rhythm and gentle repetition does not distract the driver's attention.") Para quem acha que isto é tirade do Gato Fedorento, não! Talvez seja uma tentativa de competição com o gato fedorento, mas veio realmente do Vaticano. Jornal Público e BBC News

Espera-se agora que surjam os 10 mandamentos sobre: como se comportar à mesa, como evitar barulhos incómodos na casa de banho e “a arte de fazer amor rezando avé marias”.

Tudo isto num Vaticano perto de si!

p.

PS - Para quem quer confirmar pode ver o documento original do Vaticano, no parágrafo 59 diz assim: não nos devemos “esquecer de fazer o sinal da cruz, a ser feito antes de empreender uma viagem” (Resorting to our Heavenly Intercessors should not make us forget the importance of the sign of the cross, to be made before setting out on a journey).

E no § 60 continua: “Durante a viagem também é benéfico rezar oralmente, especialmente se formos fazendo turnos com os nossos companheiros de viagem ao recitar as preces, como ao recitar o Rosário que, dado o seu ritmo e repetição gentil, não distrai a atenção do condutor.” (During a journey it is also beneficial to pray vocally, especially taking turns with our fellow travellers in reciting the prayers, as when reciting the Rosary[26] which, due to its rhythm and gentle repetition, does not distract the driver’s attention.)

É mesmo verdade, não é os jornais a gozarem com o Vaticano. É o Vaticano a ...

O que eu achei engraçado nisto não foi tanto o que eles dizem, é mais porque eu passei muitas centenas de horas a ler e a pensar sobre a Bíblia e sobre a mensagem de Jesus (já desde há umas décadas que isto da demanda espiritual do pedro fonseca começou) e aquilo que eu compreendi do que li é tão DIFERENTE, mas tão incrivelmente, completamente diferente daquilo que nos querem fazer engolir hoje. A essência desta mensagem está no Sermão da Montanha, e a meu ver o essencial está nisto: "não se preocupem com as coisas desta vida" (Mateus 5:25), porque "O dia de amanhã cuidará de si mesmo." (Mateus 5:34) É este *confiança absoluta* em algo invisível mas também o único presente, que quanto a mim, caracteriza a mensagem de Jesus. Daí não levar os que transigem a tribunal, daí emprestar, ou melhor, dar, todo o dinheiro e coisas que nos pedirem, incluindo a outra face (sorridente até suponho), daí vivermos *confiantes* sem nos preocuparmos com o que os outros pensam de nós (ostentação), ou se vamos ter um tecto e uma cama e roupa hoje ou no dia de amanhã. Nada disto interessa, porque (minha interpretação), quando olhas para o infinito, quanto o teu coração vive no "Reino dos Céus", aí sim estás a salvo, aí sim és feliz. Essa é a razão de ser da tua felicidade, não o "fazer justiça" não nada que seja deste mundo. Apenas colocar o coração no Reino dos Céus, só isso, o resto é deixar fluir. Foi isso que Jesus disse, foi isso que parece ter feito (pelo menos em parte, aquela cena do templo parece mais revolta que outra coisa). Se foi feliz ou não é difícil saber com certeza. Mas que é uma mensagem simples de ser seguida, sem *nada* mas mesmo nada de especial, isso parece-me óbvio. Nem rezas, nem estudos, nem grande preparação (por isso é que dos simples é o Reino dos Céus, porque, coisa mais simples não há em parte nenhuma - não é preciso *fazer* nada!!, basta a paixão imensa pelo único Real) -- aqui e agora podes ser “Jesus”, Olha e Vê, compreende o Infinito em Todas as coisas, compreende que és Filho do Homem e Filho de Deus, e que a tua Liberdade não é deste mundo – mantém a tua integridade e tudo o resto irá ao lugar. Não interessa se morres e matas num acidente de viação: interessa onde tens o coração! (porque é que isto há de soar radical para quem vê o visível como uma parte ínfima do invisível?) Agora, as rezas e as cruzes, símbolos e rituais e não sei que mais, trânsito e castidade e confissões e preservativos e altares e roupas esquisitas e cânticos e santos e procissões e... tantos acessórios que servem para quê, para o pessoal brincar e se entreter???

Bem, cada um é feliz à sua maneira!!

Eu, que sou extremamente infeliz, ando a tentar arranjar um filme do Almodovar para ver se me distraio.

Mas sou tão infeliz, tão infeliz,

Venham os

Tuxedomoon: http://www.youtube.com/watch?v=ePzLD1xvXGc

o Tom Waits: http://www.youtube.com/watch?v=1OLA6AiZlVw

+ Portishead: http://www.youtube.com/watch?v=cuKSOalgqzs

Meus amantes das noites de solidão, almas amarguradas, revoltadas, mas almas, com uma pureza translúcida para lá da Luz, Pura, incorruptível, deslizando pela frieza dos metálicos braços da morte que vêem neste mundo, Oh Solidão!

Olá Infelicidade e Tristeza!!

Abraço-te com ambos os braços

Os meus Olhos beijam-te em jactos de Luz

E juntos,

Felizes ou infelizes

Estamos para Lá... (o que quer que digam... o que interessa??)

O mundo do avesso

é ainda o mesmo,

o avesso do avesso,

não interessa

pois não há avesso

apenas graus de consciência

apenas Ser

eh eh ^_^

Sem comentários: